Linux x Windows (e uma caixa de marimbondos)
Ontem publiquei no webinsider o meu relato sobre a minha frustrada experiência com o Linux. Foi como dar um chute em uma caixa de marimbondos. O artigo até agora teve mais de 90 comentários, a esmagadora maioria me xingando à toa.
À querida comunidade linux, eu gostaria de deixar claras algumas coisas:
1. Meus 10 motivos para preferir hoje o windows são totalmente pessoais, e isso ficou claro no artigo desde o início. É a minha experiência, não uma análise comparativa imparcial e jornalística dos dois sistema.
2. Eu sou apaixonado pelo linux. Eu tenho contato com o linux há mais ou menos sete anos e sou um empolgado defensor do movimento de software livre.
3. No entanto, eu sou designer gráfico e o photoshop é a minha principal ferramenta de trabalho e eu não achei nenhuma outra que (na minha opinião) seja tão boa quanto. Eu testei bastante várias alternativas e passei dias brigando com o wine e similares para fazer o Photoshop CS funcionar no linux, mas não consegui.
4. Eu acredito que, de maneira geral, o linux é muito melhor que o windows. Mas para mim, infelizmente, ainda não deu certo.
5. Eu espero ansiosamente que um dia eu possa usar no linux todos os programas com os quais eu trabalho, assim eu poderei migrar totalmente para este sistema operacional que eu tanto gosto.
6. Eu não tirei o ubuntu da minha máquina, só mudei o boot para abrir preferencialmente no windows, porque antes e por um bom tempo, eu entrava direto no linux. Continuo usando o ubuntu - estou usando o google sync para sincronizar o browser entre windows e linux - e não pretendo tirá-lo da minha máquina.
7. Eu pretendo continuar, conforme eu tiver tempo, buscando alternativas para os problemas que eu relatei, e conto com a ajuda da comunidade linux.
Obrigado a todos pelos comentários. Um abraço.



6/07/07 às 13:21
Compreendo a sua frustração, mas nem tudo que você disse no seu artigo é verdade, agora uma coisa é que não existe somente Ubuntu como distribuição,se você possui 7 anos de experiencia não precisa usar uma distro tão para usuário final assim.
A maioria dos seus problemas eu consigo resolver sozinho no meu Slackware, já se eu usar o Ubuntu fico na mesma por muito tempo, creio que muitas das dificuldades que você tem poderiam ser resolvidas com um pouco mais de estudo, e lógicamente uma troca de distribuição.
O Ubuntu não foi feito para ser completamente compativel com tudo, mas o Photoshop tem como rodar no Linux sim e pelo que eu fiquei sabendo vão lançar um para Linux só não sabemos quando exatamente, e quanto ao IE4Linux sim ele funciona exatamente como no windows inclusive as fontes do windows são usadas nele, assim como o Winetools utiliza e o Cedega também, quanto ao Wine Doors eu não o conheço ainda.
Portanto nunca publique algo ser ter 1000% de certeza! E leia mais antes disso.
[]’s
t+…
6/07/07 às 14:08
Cara.. como é incrível como as pessoas não sabem ler.
Elas olham palavras chaves nos textos e tiram suas conclusões….. precipitadas na maioria das vezes.. -.-’
Linux, ruim, windows, i.e, ubuntu.
Usuário é fodaaaa!
Ai nego já sai na voadora.
São pior do que crentes!!!!! pqp.
Estou totalmente de acordo com o autor.
A ideia é a mesma de um site.. vc tem um site X que usa a mto tempo.. e bom.. ja esta super familiarizado com ele.. e é super agil, pegando tudo que precisa e tendo o resultado esperado.
Agora com vc tem um Y e tem uma curva acentuada de aprendizado para fazer as mesmas coisas que vc fazia no site X, porém bem melhor. Se você tiver tempo.. porra..apreende.. agora para vc tempo é dinheiro ( projetos pipocando.. e não pode atrasar, é trabalho o tempo todo ) .. foda-se o site Y que quando tiver tempo.. eu penso nele com carinho.
bah! rs
[]s
6/07/07 às 14:11
Ah…agora tá explicado.
Só faltou dizer que são ‘9 motivos principais’. Sem religiosidade: Mas é que o Google lançou o Gdesktop pro Linux :-)
http://tradutorium.wordpress.com
6/07/07 às 14:28
1- Multiplas áreas de trabalho (Não é ponto positivo… é um complemento existente no linux),
2- Painel a lá Mac (Mais uma véz, não é positivo, o linux também possui um.),
6- Internet explorer (Aki vc falou como um ficionado do linux as avessas, vc nem testou o IEs4Linux e nem o IE6/7 for wine para falar…)
8- Personalização (Sua experiência com desktop não foi “full” caso você experimentasse o KDE você saberia o que é simples e lindo. E por experiência propria, sei que o windows não é lá suas maravilhas para colocar um novo tema),
9- Desempenho (Sinceramente, não entendo como você consegue ter essa sensação… como ja disse, no meu computador o linux com o extremo de opções é mais leve que o windows XP usando o tema 2000 Classic.),
10- Segurança (Não conta como ponto positivo, uma véz que se trata de uma pratica, não de um “feature” de sistema).
Só não concordei com os levantamentos acima no seu texto, (Uma vez que pro experiência propria sei do que estou falando, e não sou um aficcionado louco…) quanto as outras realmente são coisas a serem pontos que não são positivos ao windows na verdade necessitam de um esforço adicional do usuário para conseguir independência no sistema open source e até mesmo algumas extremamente complicados (O flash que eu não posso dizer, e o photoshop, pelo qual realmente caso seja necessário o ambiente CMYK, a coisa complica bastante).
Dica: O que eu achei fuçando no site do wine/ outros comentarios, é que o problema do PS esta em gerar entradas de registro no reg do wine, pelo que entendi procurando na internet, acho que bastaria montar um pacote MSI do Photoshop a partir de uma maquina windows 2000/Xp limpa, pois o pacote msi, adiciona automaticamente as entradas de registro e instala o programa… essa é uma prática que não pude comprovar por não possuir ambiente de teste. (para fazer um pacote MSI são necessárias 2 maquinas em rede ao menos…).
Sinceramente, eu gostaria de uma resposta direta sua ao meu comentario, uma vez que eu creio estar certo no que falo, pois não existem 10 motivos no seu artigo, que sejam PRÓS ao windows.
=) na verdade considero seu artigo um material lindo, pois mostra alguns (4) problemas não do linux (mas da comunidade Open Source) relativos ao que ele precisa melhorar, e ao mesmo tempo enaltece o linux mostrando coisas que o windows não tem e que fazem o usuário ter vontade de possuir.
[]’s
Isaque Profeta dos Reis
6/07/07 às 14:51
Cara,
O problema é você dizer que aqueles 10 itens são motivos para se escolher o windows ao invés do linux. Você compara, assume que o linux é melhor e mesmo assim decide pelo windows.
O principal problema do seu artigo é que foi mal escrito.
Se você prefere o windows o problema é seu, só não tente justificar com motivos furados. Assuma sua escolha e pronto.
6/07/07 às 15:03
Cara,
Você não tem que fazer comparações. O lance é saber o melhor dos 2 ou mais sistemas e ser produtivo dentro deles.
Isso mostra o quanto você é limitado e que o que você realmente precisa, é apenas Windows. Você não precisa mais do que isso não é mesmo?
Você poderia ter sido mais feliz e ter feito o seu artigo dizendo assim: Sou limitado e não sei usar outro sistema que não o Windows. Eu não preciso de Linux ou mac ou qualquer outra coisa.
Um forte abraço,
Fernando
6/07/07 às 15:06
Gilberto, agora só chamando os bombeiros.
6/07/07 às 15:21
Gosto de Apple, Macitoshes são melhores que os 02.
6/07/07 às 15:24
Mermão, eu SABIA que isso ia acontecer, você foi um MALUCO ao colocar aquilo no Webinsider (e sei que tinha consciência disso, e fez de propósito =).
Nem todo mundo é compreensivo cara, existem os xiitas em qualquer canto, eles lêem os títulos e já vão direto pra área de comentários, vc sabe bem.
O que tenho pra dizer é: Não alimente os trolls, eu, como defensor e usuário de SL entendo sua posição, e afirmo GIMP é uma ^@¬øπ.
Meu conselho final é, assim como o Dan, use um Mac ;)
6/07/07 às 15:47
Eu escrevi algo sobre isso:
http://www.omundogira.com/2007/07/05/10-motivos-para-preferir-o-windows-ao-linux/
6/07/07 às 16:16
Eita, os pageviews do Webinsider bombaram ontem hahaha.
Eu sei que você não leva os comentários para o lado pessoal Gilberto, então nem esquente.
7/07/07 às 0:37
Cada comentário… Quer dizer que uma pessoa não pode achar uma Ferrari o melhor carro do mundo, mas preferir um Corolla por resolver melhor as suas necessidades?
Pura falta de bom senso. A bruxa está solta. :P
Boa sorte!
7/07/07 às 13:53
Li o seu artigo e várias coisas sobre ele e tenho que falar que você foi infeliz nesse artigo, se você tivesse procurado um pouco mais sobre o assunto não cometeria tal erro.
Como proposta de usuário participante da comunidade de Software Livre quero te apresentar uma possível solução de migração para o Linux: escreva um e-mail e um artigo pedindo aos fabricantes do Photoshop, Dreamwaver e GoogleDesktop expondo sua necessidade de usa-los no Linux. Com isso você estará fazendo um trabalhos muito mais construtivo
para a comunidade e para você. :)
Por que não cria em seu próximo artigo um abaixo assinado para enviar a Adobe, Macromedia e Google pedindo uma versão desses softwares para Linux?? Pode até criar um portal para esse tipo de causa.
Bom você tem as ferramentas para fazer isso e o mais importante agora você tem audiência ;)
Na minha opinião consumidores de um produto tem obrigação de exigir que ele seja adequado a suas necessidades.
Valeu.
7/07/07 às 17:16
Buenas.
Já deia minha opinião lá no webinsider, porém como aqui é direto a sua pessoa, aqui vai .hehehe.
Em primeiro lugar, nem perca tempo com comentários inúteis de alguns pseudo hackers. Acho que alguns sentem a necessidade de mostrar a todos que são usuários linux “avançados”.
Acho que alguns não entendem a liberdade e facilidades que o linux proporciona. Tais “avançados” já te indicam o tal distro dos “hackers” como a melhor opção…hahahaha..me mato de rir….
Não creio que seja a maneira adequada de defender o linux.
Sempre me meto nessas discussões e já perdi muito tempo
em foruns, orkuts, emails, entre outros, sujerindo as melhores ferramentas substitutas ou vantagens que o linux proporciona.
Posso dizer que existem os tais xiitas em ambos os lados.
Uso linux a 12 anos e já testei de tudo, fiz muita coisa a mão mesmo, quando a coisa era menos difundida. Não havia banda larga, foruns e a maioria nem sabia o que era linux, porém nunca desisti. Hoje, embora muitos winusers não admitam, o linux está maduro e como está. Certas distros para usuários não tão avançados ou no meu caso que estou usando um notebook e que preciso de um sistema para o trabalho normal do dia a dia, o ubuntu por exemplo, é mais fácil que windows. Várias outras distros caminham no mesmo sentido. É a necessidade e vontade de captar novos entusiastas, não só parar o uso do sistema, mas que ajude a colaborar no desenvolvimento de ferramentas.
Tenho outras máquinas, nas quais uso outras distros, não tão “enduser”, pois gosto da liberdade de “mexer”, coisa que o windows não proporciona.
Conheço muito bem o que é frustração, pois sempre ofereço linux como opção aos meus clientes, que na maioria só usam internet, msn, entre outras coisas simplórias. Ouvir um não, há é muito difícil, aquele botãozinho não é ali e tal, é muito frustrante. Porém, encaro como normal. Muitos nem gostam de informática e desconhecem o que suas ferramentas podem proporcionar. Preferem ver uma novela, assistir um desprezível BB e coisas do gênero. Isso me irrita muito mais do que preferências sobre informática.
Voltando ao assunto do comentário, também queria dizer que houve um pouco de exagero nos 10 motivos. Isso é normal para quem ainda não decidiu largar de vez o windows. Talvez o photoshop seja um motivo. No entanto o problema não é linux, é adobe.
Como trabalhei bastante tempo com manutenção, também sei e posso afirmar que a grande maioria dos problemas de tela azul do windows, além dos travamentos, é problema de hardware e não SO. O povo experto, comprador de contrabandistas e montadores de máquinas com placa mãe “alta performance”, com as mãos suadas pegando pentes de memŕia de qualquer jeitos, são os principais causadores de tela azul. É fato.
Se continuar precisando do windows, sem problemas, instale o basicão que dificlmente terás problema. Agora, se não estiver trabalhando, simplesmente “fuçando”, ai use mais linux e seja feliz.
Teve um comentário aí de um xará, falando mal do gimp. Acho ele ótimo e a cada versão tem mais funcionalidades. Crio com facilidade meus próprios pincéis.Tenho todas ferramentas numa só barrinha lateral e como trabalho somente com fotos digitais, o PS não faz falta.
Acho que no mais é isso. Tenho mais coisas a fazer hehehe. Inté
7/07/07 às 21:41
É o que eu disse lá no seu post.
Você expor como foi sua experiência no mundo linux, mas fazer uma lista para OUTROS darem preferência ao Windows se baseando no SEU GOSTO e na SUA PREFERÊNCIA em relação a alguns softwares é muito errado.
Entende?
8/07/07 às 2:05
“Don’t feed the trolls!”
hahahah
quando eu li o título, eu já pensei “pqp, vai encher de comentário…”
acho que você também já sabia que isso iria acontecer =p
de qualquer jeito, artigo interessante.
parabéns pelo conteúdo.
8/07/07 às 11:21
Dando uma lida melhor lá no seu artigo eu vi que você se referiu a sua experiência. Eu jurava ter lido o título como: 10 motivos para VOCÊ preferir o Windows ao linux.
Você não deve se abater pelo grande número de comentários negativos do seu post, porém você se expressou mal (ao meu ver) e como eu já disse, feriu o ego do sistema operacional com motivos da preferência tão banais e as vezes errôneos.
Poderia colocar lá: 10 motivos para mim continuar no windows, possivelmente você teria um número menor de comentários mais agressivos, o meu inclusive foi um deles lá no webinsader.
Abraços.
9/07/07 às 2:32
“# Pedro Lucas Diz:
7/07/07 às 13:53
Li o seu artigo e várias coisas sobre ele e tenho que falar que você foi infeliz nesse artigo, se você tivesse procurado um pouco mais sobre o assunto não cometeria tal erro.
Como proposta de usuário participante da comunidade de Software Livre quero te apresentar uma possível solução de migração para o Linux: escreva um e-mail e um artigo pedindo aos fabricantes do Photoshop, Dreamwaver e GoogleDesktop expondo sua necessidade de usa-los no Linux. Com isso você estará fazendo um trabalhos muito mais construtivo
para a comunidade e para você. :)
Por que não cria em seu próximo artigo um abaixo assinado para enviar a Adobe, Macromedia e Google pedindo uma versão desses softwares para Linux?? Pode até criar um portal para esse tipo de causa.
Bom você tem as ferramentas para fazer isso e o mais importante agora você tem audiência ;)
Na minha opinião consumidores de um produto tem obrigação de exigir que ele seja adequado a suas necessidades.
Valeu.”
Boooa idéia!
10/07/07 às 14:22
Preconceito entre os Sistemas Operacionais…
Já faz um tempo que eu uso Linux e o recomendo à todos que me perguntão sobre SO. Li um artigo sibre Linux x Windows do Gilberto Jr
e cheguei a uma conclusão.
Existe preconceito no mundo dos sistemas operacionais. De um lado temos os usuários e…
16/07/07 às 14:03
Opa cara. Blz? Uma dica é o Gimp e o Inkscape! Sei que no seu artigo do webinsider você escreveu que não tinha muito tempo para aprender a utilizá-los, mas vai ser um diferencial e um ótimo investimento que fará! Gimp é fácil e além de ter funções muito similares ao Photoshop, é livre, leve, rápido, estável, aberto ;) E é claro, tem SCRIPTS ;) Se não gosta da forma do Gimp tem também o tal Gimpshop, mas prefiro o Gimp e dizem também que a forma como é disposta na área de trabalho as janelas do Gimp é justamente porque uma pesquisa revelou que aquela forma de dispor as janelas aumenta a produtividade :)
O Inkscape é um ótimo software também que lembra o tal Corel Draw. Já brinquei com ele mas não vou falar muito sobre ele porque não sei usar ;/
Espero que dê mais uma chance ao GNU/Linux e ao Software Livre. Você só tem a ganhar, amigo!
Abraços e boa sorte ;)
16/08/07 às 20:38
vc é louco,….
vai pra p,…..
22/08/07 às 9:30
ola, sou limitado no windows xp, ou seja n posso intlar nem desinstalar programas,como faço pra sair do limitado e virar adm?
22/08/07 às 9:31
ola, sou limitado no windows xp, ou seja n posso instalar nem desinstalar programas,como faço pra sair do limitado e virar adm?
22/10/07 às 13:31
Amigo, não vi seu artigo no webinsider porque está dando erro na página, mais pelo que vc relatou nesse post eu concordo totalmente com sua opnião. Para um designer gráfico, o linux ainda não é um sistema para ser utilizado. Eu uso o Gimp aqui, que pra mim é o melhor programa de edição de imagens para linux, mais perto do photoshop ele ainda está muito longe de ser bom. Sem falar em outras ferramentes para web, como flash. E eu acredito tb, que para trabalho profissional, não é o wine que deve ser utilizado, e sim um programa nativo ao sistema.
Uso Slackware a muito tempo, antes que digam que eu nunca usei o linux para poder dizer o que estou dizendo. Mais para meu trabalho o linux é perfeito, já para o seu, como de outros amigos meus que trabalham com webdesign, é meio dificil deixar o windows, por enquanto.
28/10/07 às 4:30
Gostei muito do artigo que você publicou na webinsider, li grande parte dos comentários, acho que como foi coméntado no artigo que você poderia sim encontrar uma maneira de usar esse programas se você realmente deseja migrar para linux, eu estudo SI e sou webdesign utilizo também todos esse programas da adobe, mas sinceramente o windows e esse programas são extremamentes caros estou cansado de usar programa sem licença, até essa semana usava windows e nunca tive coragem de usar linux por conta desses programas e do counter strike, hoje estou com um problema no MBR do meu hd acho que ele já deve ter ido para o espaço mas sei que quando comprar um irei migrar totalmente para linux no caso dos programas procurarei aqueles que foram postados aqui e no caso de não me adaptar a algum vou tentarei emular ou dual-boot, mas de começo estou tentado migra completamente para linux, eu tenho meio que aversão a windows desde 96 mexo como um menino curioso em todos os programa e recurso do windows (hoje tenho 18 anos), então estou muito acustumado com ele mais não gosto de jeito nenhum da microsoft desde seu monopolio tenho essa aversão, a criação tudo o que o tio bill fez não foi nada genial, custumo disse que foi mera “cagada” e muito marketing dele.
No site cio.uol.com.br um dos expecialistas em sistemas operacionais declara que o pior sistema é o windows.
http://cio.uol.com.br/tecnologia/2007/04/02/idgnoticia.2007-04-02.5982886818/
Segundo ele
Mac OS: aprimorando-se para a corporação
Linux: admirável, mas ainda não é uma opção
Windows: só funciona “trancado”
Discordo na questão do linux mas o cara argumenta muito bem.